quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Watts versus Volts Ampere - Entendendo a diferença

  Salve, salve coringas!

  A dica de hoje é para quem lida com a infraestrutura de TI, em especial ao dimensionamento de cargas de estabilizadores e no break's.
  Já observaram que nas especificações técnicas de um desktop, servidor ou impressora o valor do consumo elétrico vem expresso em Watts (W)? Enquanto isso no manual dos estabilizadores e no breaks o valor da carga máxima suportada é expressa em Volts-Ampere (VA).
  Pela lógica pensamos: V x A = W não é? Mas aí é que está o pulo do gato...São unidades diferentes, devido ao Fator de Potência.Salvo em alguns casos o valor em W poderá ser igual ao valor em VA.
  O Fator de Potência é um valor compreendido entre 0 e 1 que representa a fração da corrente realmente utilizada pela carga.
  Em poucos casos, como uma lâmpada incandescente por exemplo, o valor do Fator de Potência será igual a 1.Em equipamentos eletrônicos nem toda a corrente disponível é utilizada, sendo uma parte retornada ou perdida.Esta corrente retornada geralmente é composta de distorções ou cargas reativas devido à ação de componentes eletrônicos presentes nas fontes de alimentação como os capacitores por exemplo.
  Para equipamentos como computadores , o Fator de Potência geralmente encontra-se no intervalo de 0,6 a 0,7.Sendo assim podemos afirmar que a potência em Watts dos computadores estará entre 60 a 70% do valor em Volts-Ampere.
  Computadores mais atuais e em especial algumas fontes de alimentação denominadas “reais” possuem circuitos eletrônicos com a denominação “Fator de Potência Corrigido” que permite que o valor do FP seja igual a 1, ao contrário das demais fontes chaveadas que sofrem a ação dos capacitores e acabam tendo um FP entre 0,6 e 0,7.
  Para fins de cálculo é interessante utilizar um valor intermediário nesta faixa, ou seja, utilizando o valor 0,65 como referência de Fator de Potência para equipamentos de Informática.
Vamos exemplificar um cálculo de dimensionamento de carga.

  Com 01 No break de 1000 VA, é possível alimentar uma lâmpada incandescente de 1000 W.No entanto só será possível alimentar 01 desktop com consumo de 650 W.

  Para converter W em VA, divida o valor em Watts por 0,65

VA = 650 / 0,65 ==> 1000

  Em alguns casos, quando a potência é desconhecida podemos descobrir utilizando ferramentas como um voltímetro e um alicate amperímetro.





  Por exemplo:

01 servidor é alimentado por uma tensão de 115 V e consome uma corrente de 4A, sendo assim vamos calcular a potência em VA:

Potência VA = 115 x 4 ==> 460 VA

  Vamos converter esta potência em VA para Watts

Potência W = 460 x 0,65 ==> 299 W


  Neste exemplo o servidor consome 299 Watts ou 460 VA. Estimando uma margem de segurança de 30% poderemos adquirir um no break com capacidade superior a 388,70 Watts ou 598 VA.Sendo mais comum encontrarmos no mercado as versões de estabilizadores e no breaks em 300, 600, 1000, 1200 e 1500 VA.

  É isso aí coringas...Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário